As meias podem fazer mais do que manter os pés quentes e secos. De facto, meias especializadas podem melhorar e prevenir muitas condições de saúde. As meias de compressão são meias especializadas que aplicam uma pressão suave nas pernas e tornozelos. Podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo das pernas para o coração.
Ao aplicar pressão nas pernas, reduzem o líquido extra, reduzem a inflamação e, por fim, melhoram o fluxo sanguíneo através das veias para o coração.
Quem pode beneficiar de meias de compressão?
As Meias de compressão podem ser benéficas para muitas condições. Dito isto, o seu médico pode recomendar que use meias de compressão para:
- Impulsionar a circulação nas pernas
- Diminuição do inchaço nas pernas e tornozelos
- Melhoria da drenagem linfática
- Gerir a pressão arterial baixa quando se levanta após um período de exercício
- Prevenção de trombose venosa profunda nas pernas
- Prevenção de úlceras venosas
- Redução da dor relacionada com varizes
- Hipertensão venosa invertida
Mas as meias de compressão também podem ser úteis para outras situações:
Os atletas às vezes usam mangas de compressão nos braços ou mãos para ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigénio enquanto estão a treinar, a praticar ou durante a competição. Alguns atletas também usam invólucros de compressão para ajudar a acelerar a sua recuperação pós-treino.
Para alguém que está confinado a uma cadeira de rodas, as meias de compressão podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o inchaço nas pernas.
As mulheres grávidas que são propensas a inchar nas pernas, pés ou tornozelos podem querer usar meias de compressão para reduzir as hipóteses de inchaço. A maioria das mulheres grávidas vê os melhores resultados com meias de compressão quando as colocam de manhã como medida preventiva.
Os passageiros ou tripulantes de avião em voos aéreos longos ou frequentes podem querer usar meias de compressão para ajudar a aumentar a circulação e reduzir o risco de desenvolver trombose venosa profunda ou coágulos sanguíneos.
Para as pessoas de pé durante todo o dia no trabalho, as meias de compressão podem ajudar a reduzir a fadiga, a dor ou o inchaço, aumentando o fluxo de sangue e oxigénio nas pernas e pés.
Dicas para usar as meias de compressão
Se utiliza meias de compressão, deve colocá-las como qualquer outra meia – começando por puxá-la sobre o pé e desenrolar a perna. Se tiver problemas em deslizar a meia de compressão, experimente usar uma pequena quantidade de pó de talco nos pés ou nas pernas. Tente puxar a meia de compressão até ao fim, para que a compressão esteja bem dispersa pelos pés e pernas. As suas meias de compressão devem encaixar firmemente sobre a pele, mas não devem ser dolorosas.
Pode usar as meias de compressão o dia todo, colocando-as quando se vestir de manhã, e tirá-las antes de dormir (a menos que o seu médico aconselhe o contrário). Pode ser necessário habituar-se a usar meias de compressão, mas, se encaixarem corretamente, não devem ser dolorosas ou excessivamente incómodas para usar durante a maior parte ou durante todo o dia. Deve comprar pelo menos dois pares de meias de compressão para que possa lavá-las e secá-las entre cada utilização, tal como qualquer outra meia.